Filmmaking (Parte 2) – Fase de Desenvolvimento
23 de dezembro de 2019Ferramentas e recursos para animadores e artistas digitais
24 de fevereiro de 2020Para muitos escritores de estórias iniciantes, talvez seja muito complicado diferenciar estes dois elementos.
Premissa e Tema
Na verdade, não é difícil confundir estes termos até mesmo com outros como:
Ideia, Conceito e Gênero
Eu particularmente acho que a palavra-chave para compreender as principais diferenças entre estes ingredientes é desenvolvimento.
Isto por que se pegarmos uma ideia básica e passarmos por este processo de desenvolvimento, automaticamente iremos adicionando novos componentes que irão acabar por se transformar um uma estória.
Mas, o que há neste caminho que leva uma ideia a ser transformada em uma estória?
Bem, digamos o que conceito, representa a ideia básica por trás de uma estória.
Este conceito é a representação do sentido e da unidade da estória que pode ser descrito com uma frase simples como, por exemplo:
“Uma menina vai visitar um familiar, mas cai em uma armadilha.”
Note que o Conceito é sobre o que é a estória.
Mas ela mora longe e o caminho é deserto ♪♫. Kkk. Brincadeira. Ou melhor, é sério. Estão faltando muitos ingredientes neste mingau aí.
Digamos que é preciso juntar alguns elementos para dar vida à esta ideia. Elementos como personagens, situação dramática (local e circunstâncias no começo da estória), objetivos e conflitos somados ao nosso conceito irão se desenvolver para:
Premissa
A premissa de uma estória pode ser resumida em uma pequena frase chamada de logline que contém estes elementos da estória.
Por exemplo:
“Uma menina que usa um capuz vermelho atravessa uma floresta para levar doces para sua vovozinha que está doente e no caminho encontra o “terrível” Lobo Mau que engana a menina fazendo-a seguir a estrada por um atalho.
Neste caso podemos claramente identificar que o conceito foi desenvolvido para premissa ao adicionar um personagem (a menina de capuz vermelho), a situação (atravessando a floresta), um objetivo (levar doces para sua vovozinha) e um ou mais conflitos (o terrível Lobo Mal).
Nós podemos adicionar mais um elemento à esta frase para extrair valores e conhecimentos da premissa a ponto de torná-la uma estória repleta de significados e mensagens.
O tema
Veja como ficaria a nossa premissa:
“Uma menina que usa um capuz vermelho atravessa uma floresta para levar doces para sua vovozinha que está doente e no caminho encontra o “terrível” Lobo Mau que engana a menina fazendo-a seguir a estrada por um atalho, e descobre que um caminho mais rápido pode ser também o mais perigoso."
Note como o acréscimo de um tema significa entregar conhecimento, lições, mensagem e valores para quem está vendo e ouvindo a estória.
E é aqui que nó vamos de fato diferenciar a premissa de uma estória de um tema para a estória.
Comparação 1
Uma premissa está relacionada integralmente ao conteúdo de uma estória enquanto um tema está relacionado intimamente aos valores dela.
Comparação 2
Uma premissa é sobre o que iremos assistir, já um tema é sobre o que iremos aprender.
Comparação 3
Uma premissa conta a estória, um tema conta o que está por trás da estória.
Conhecer estes e muitos outros elementos é muito importante para quem está se aventurando pelo incrível mundo do Storytelling e eu acredito que de agora em diante você não vai mais ter dúvidas em diferenciar a aparência e o gosto deste mingau.
Muito obrigado por ler esta matéria até o final. Eu espero que você continue acompanhando nossas postagens por aqui.
Não deixe também de ficar ligado também nos nossos tutoriais e de se inscrever no nosso canal no YouTube:
Até mais!!!